dieta para gestante emagrecer

Durante a gravidez é essencial que as mulheres se alimentem de forma saudável. Quando elas começam a gestação com excesso de peso é preciso que os cuidados sejam redobrados, pois estas mulheres não podem engordar tanto. Portanto, é essencial o cardápio da gestante com sobrepeso.

Por isso, conversamos com a nutricionista Márcia Andrea de Melo Loureiro da Life Clínica e apontamos cardápios saudáveis para as grávidas com sobrepeso. Confira as melhores opções de café da manhã, almoço, jantar e lanches.


Café da manhã
Uma porção de laticínios magros. Boas opções são leite ou iogurte desnatados ou light e queijos magros, como o ricota, queijo branco e o cottage. “Os queijos amarelos (parmesão, provolone, cheddar), além de bastante gordurosos, têm alto teor de sódio, mineral que, se consumido em excesso, pode elevar a pressão arterial e provocar retenção de líquidos e inchaço”, diz a nutricionista Márcia Loureiro da Life Clínica.

Uma porção de pão de centeio ou integral ou pão francês integral. “Prefira os cereais integrais, mais fibrosos, que auxiliam no controle dos níveis de glicemia, açúcar no sangue, colesterol e triglicérides”, conta Loureiro.
Pequena quantidade de creme vegetal, a margarina.

Uma fruta. “A vitamina C encontrada em muitos alimentos desse grupo forma o colágeno que compõe pele, vasos sanguíneos, ossos e cartilagem do bebê”, diz Loureiro.


Lanche da manhã
Uma fruta.


Almoço
Uma porção de carne magra, frango ou peixe grelhada, cozida ou assada ou ovo. “Retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação tornando esses alimentos mais saudáveis”, orienta Loureiro.
Legumes variados e verduras de coloração verde escuras
Uma porção de leguminosas como feijão, ervilha ou grão de bico. “Assim como as carnes, as leguminosas constituem fontes preciosas de ferro, além de ter fibras e proteínas”, diz Loureiro.
Uma porção de carboidratos integrais, como pães, arroz, macarrão, cereais e farinhas integrais.
Uma fruta rica em vitamina C.

cardápio para gestante

Lanche da tarde
Um iogurte desnatado ou um queijo magro com torradas integrais.


Jantar
O jantar deve ser de fácil digestão, pois geralmente as pessoas não têm muitas atividades após o jantar. “Caso opte pelo consumo de carne, recomenda-se a ingestão de pequenas quantidades e prefira as brancas, se ingerir as vermelhas escolha as preparações moídas ou em sopas”, orienta Loureiro.

Opção 1:
1 sanduíche natural com salada, tomate, cenoura ralada, um filé de frango grelhado ou atum e duas fatias de pão integral.
1 copo de suco natural


Opção 2:
Sopa, pode ser de legumes com frango ou músculo ou de mandioquinha.


Opção 3:
Uma porção de carnes magras, frango ou peixe, grelhadas, cozidas ou assadas ou ovos.
Legumes variados e verduras de coloração verde escuras
Uma porção de carboidratos integrais, como pães, arroz, macarrão, cereais e farinhas integrais.
Uma fruta rica em vitamina C.
Lanche da noite

Um iogurte desnatado ou um queijo magro com torradas integrais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *